Pele madura: Cuidados com a pele depois dos 40

De acordo com especialistas, podemos considerar a pele “madura” a partir dos 40 anos, e nesse momento os cuidados com a derme são ainda mais importantes.

Desde o momento em que somos concebidos nosso corpo está em franco desenvolvimento e transformação. Isso é natural e imutável. Algumas mudanças nos fazem crescer, outras nos dão habilidades e, todas elas, nos fazem envelhecer.

A pele começa a sofrer com processos de envelhecimento e degradação desde os 25 anos (de forma natural). E por volta dos 40 esse processo se torna ainda mais rígido.

O que muda?

Conforme os anos passam o nosso corpo vai perdendo a capacidade de produzir algumas coisas, aos 30 à produção de proteínas responsáveis pela elasticidade da pele já diminui consideravelmente.

Então, aos 40 o corpo para de produzir ácido hialurônico que é uma espécie de hidratante natural do nosso corpo.

Depois com a chegada da menopausa, mais prejuízos para as mulheres, a produção de progesterona e estrogênio baixam e com elas a elastina e o colágeno vão embora, deixando a pele mais fraca, um prato-cheio para a flacidez.

O que fazer para cuidar da pele madura?

A primeira dica, e a mais importante, é: evite a exposição aos raios solares. Entretanto, isso não quer dizer que você não pode mais passear na praia, só significa que você tem que usar protetor solar sempre.

O proteção solar é para uso diário, e deve conter no mínimo um fator de proteção 30. A exposição exagerada ao sol favorece o envelhecimento precoce, por esse motivo é sempre importante se cuidar.

Em segundo lugar, temos a necessidade de manter a pele hidratada, para isso é importantíssimo o uso de dermocosméticos hidratantes e apropriados para o seu tipo de pele.

Outra medida interessante é evitar o contato com temperaturas extremas, tanto o frio quanto o calor podem causar ressecamento da pele, então evite banhos quentes ou alta exposição, sem proteção, ao frio.

Em seguida, temos a necessidade básica de manter o rosto e o corpo limpos. Durante o dia muitas impurezas aderem a nossa pele o acúmulo dessas sujidades pode levar a problemas sérios na derme.

Portanto, o ideal é lavar o rosto duas vezes por dia, com produtos próprios para isso e específicos para a pele madura. Mas atenção, o excesso de limpeza também é prejudicial, pois pode destruir proteções naturais da sua pele.

Cuidados extras

Outras medidas também são importantes para o cuidado com a pele madura, eles são maneiras que, indiretamente, ajudam a melhorar a qualidade da pele.

Por exemplo, evitar o tabaco e ter uma vida ativa com exercícios físicos são alguns cuidados paliativos para a pele e que, de quebra, irão fazer um bem danado para o seu corpo todo.

Outra coisa muito importante para postergar o envelhecimento da pele é a alimentação.

Naturalmente nosso corpo perderá alguns nutrientes e terá dificuldades em repor algumas coisas importantes, por isso precisamos balancear melhor nossa alimentação.

Sal, álcool e açúcar estão no time dos vilões. Antioxidantes e cálcio estão entre os aliados. O consumo de água (no mínimo dois litros por dia) também te ajudará muito a cuidar da pele madura, mas essa dica serve para todos os tipos de pele.

Fonte: Pele madura: Cuidados com a pele depois dos 40

You May Also Like

Pele oleosa: como cuidar e o que usar nesse tipo de pele

Depilação com linha: benefícios e indicações do procedimento

Depilação com cera: confira os mitos e verdades sobre o método

9 Dicas de Maquiagem para o Dia a Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *