COMO FAZER PRANCHA NO CABELO? 20 DICAS

Alô, diva da chapinha! A gente sabe que, por mais que você já tenha prática em alisar os fios com a ferramenta de calor, sempre tem um detalhe ou outro que acaba sendo esquecido. Além disso, para quem não tem o hábito de usar a chapinha, pode parecer impossível conseguir um resultado perfeito. Mas fica tranquila! O Fique Diva vai te ensinar 10 truques para ficar com os cabelos alinhados e perfeitos. Confira

1. COMECE O PROCESSO COM UMA BOA ESCOVA NOS FIOS

Para que a chapinha cumpra o resultado de efeito liso perfeito, o primeiro passo deve começar com uma boa escova nos fios – especialmente se o seu cabelo é ondulado, cacheado ou crespo. Nesse caso, a ideia é que a escova deixe os fios já levemente ou totalmente esticados, facilitando o trabalho da chapinha e potencializando ainda mais o visual escorrido, sem volume e bem alinhado após a prancha.

2. APLIQUE O PROTETOR TÉRMICO NOS FIOS ANTES DE COMEÇAR A CHAPINHA

As altas temperaturas da prancha podem, sim, ser prejudiciais aos cabelos – mas tudo isso pode ser contornado com a aplicação do leave-in com protetor térmico no comprimento e pontas antes da chapinha. O papel do produto vai ser criar uma camada de proteção ao redor do fio, não permitindo que o calor cause danos como o ressecamento, quebra ou até mesmo queima da fibra capilar.

A prancha é perfeita para alinhar os cabelos no visual (Foto: Instagram @abbeystockwell)

3. DESEMBARACE OS CABELOS COM UMA ESCOVA OU PENTE

Após a aplicação do protetor térmico, é importante garantir que todo o cabelo esteja desembaraçado para que a chapinha consiga deslizar bem na mecha e, assim, o resultado seja um visual bem alinhado. Nessa parte, a dica é usar uma escova ou pente de madeira – esse material ajuda a evitar o frizz e, por isso, é o mais indicado nessas situações.

4. DÊ ATENÇÃO À TEMPERATURA DA PRANCHA NÃO QUEIMAR O CABELO

Se o seu tipo de prancha permite a regulagem da temperatura, muita atenção a esse ponto: não é indicado usar o produto na sua potência máxima, viu? O exagero não vai fazer com que o resultado fique melhor ou mais liso – na verdade, o risco de quebrar ou queimar o cabelo é muito maior e mais provável caso você exagere. A dica é usar o produto sempre em 180º ou, no máximo, 190º graus.

5. SEPARE O CABELO EM MECHAS FINAS PARA PRANCHAR

Enquanto muita gente acredita que o segredo da prancha perfeita é a temperatura, o grande pulo do gato está na espessura das mechas que vão receber a chapinha. Quanto mais finas forem as mechas pranchadas, mais alinhado e perfeito ficará o resultado do alisamento! O motivo é que, desse jeito, a prancha consegue alcançar melhor cada partezinha dos fios e, assim, o efeito liso será bem mais intenso e duradouro.

6. SEMPRE DESLIZE A CHAPINHA NA MECHA DE UMA VEZ SÓ

Enquanto faz a prancha, outro truque que faz diferença é sempre deslizar a ferramenta de uma vez pela mecha, sem deixá-la parada nos cabelos! Ao parar a prancha nos fios, você corre risco de concentrar o calor em uma única parte, criando marcas nas madeixas e, em alguns casos, fragilizando essa região. Melhor evitar, né? Em vez disso, para compensar, a dica é pranchar várias vezes a mesma mecha.

7. COMECE DA RAIZ ÀS PONTAS, DANDO UMA ATENÇÃO ESPECIAL AO FIM DA MECHA

Outro ponto importante em relação ao deslizar da prancha nos fios é não se esquecer de começar sempre de cima para baixo – ou seja, da raiz até às pontas. Por sinal, ao chegar nas pontas dos cabelo, vale dar uma leve inclinada na chapinha, virando o punho e a ferramenta para dentro – dessa maneira, você vai conseguir um efeito mais natural, sem aspecto espigado e com as pontinhas para dentro.

8. APLIQUE UM JATO DE AR FRIO DEPOIS QUE TERMINAR A CHAPINHA

Depois de pranchar todo o cabelo, nada de passar a mão nos fios de imediato para abaixar os que ficaram para o alto: aqui, o truque certeiro é jogar um jato de ar frio em todas as mechas! Isso vai ajudar a amenizar os fios arrepiados, diminuir a aparência do frizz e, de quebra, manter o visual liso por mais tempo. Nada mais justo, né?

Como passar a prancha nos cabelos corretamente? Veja as dicas que não podem faltar no passo a passo (Foto: Instagram @aleynaoezcan)9. REAPLIQUE O LEAVE-IN NOS CABELOS PARA MANTER O VISUAL PROTEGIDO

Depois do jato frio, é hora de reaplicar o leave-in que foi usado antes da prancha – concentrando a aplicação no comprimento e pontinhas mais uma vez. Esse produto vai ser o melhor aliado para devolver o brilho às madeixas depois da chapinha e, de quebra, vai ajudar a amenizar ainda mais o aspecto frizzado do visual. Os cabelos ficam blindados, macios e perfeitos!

10. EVITE PASSAR A PRANCHA NOVAMENTE NOS FIOS SUJOS

Por fim, a dica para os próximos dias é: não volte a usar a prancha nos cabelos sujos, ok? Usar a ferramenta de calor nos fios oleosos pode deixá-los fragilizados e com o aspecto sujo ainda mais evidente no visual. É importante que a chapinha não seja usada em excesso para que a saúde das madeixas permaneça intacta até a próxima vez que decidir alisar os cabelos novamente.

11 – LAVAR OS CABELOS CORRETAMENTE

Pois é, diva. Para que a sua chapinha fique perfeita, você tem que dar atenção aos fios desde a lavagem. Isso significa que você precisa lavar os cabelos com shampoo sem sal, de preferência duas vezes, e aplicar o condicionador apenas no comprimento e nas pontas. Enxágue tudinho, sem deixar resíduos.

12 – SECAR OS FIOS COM UMA TOALHA DE MICROFIBRA

Outro ponto importante é que, ao secar os cabelos com a toalha tradicional, eles podem ficar mais eriçados e o frizz é difícil de sair até mesmo com a chapinha. Nesse caso, vale a pena investir em uma toalha de microfibra, que mantém as madeixas alinhadas. Não tem a toalha? Sem problemas! Uma camisa de algodão também ajuda bastante.

13 – APLICAR UM PROTETOR TÉRMICO

Essa é uma das dicas mais importantes ao fazer a chapinha. É que a alta temperatura da ferramenta de calor pode queimar o seu cabelo se ele não estiver devidamente protegido. Por isso, não deixe de aplicar um produto que tenha proteção térmica.

14 – SEPARAR O CABELO EM MECHAS FINAS

Não adianta pegar o cabelo de qualquer jeito e achar que só a chapinha vai deixar os fios lisos e alinhados. O ideal é separar as madeixas em mechas bem finas, pois quanto menor for a quantidade de cabelo, mais chapado ele vai ficar. Se a sua chapinha não for do tipo mais fininha, esse truque é a melhor pedida.

15 – ESCOLHER A FERRAMENTA DE CALOR ADEQUADA

Falando em tamanho, a chapinha vai variar de acordo com o seu cabelo. Assim, você não vai ficar sofrendo na hora de alisar as madeixas. Se os seus cabelos são finos ou com pouco volume, você pode investir em um modelo mais compacto. Já se os seus fios são mais grossos e volumosos e você precisa de uma ferramenta mais potente, aí sim é melhor procurar aparelhos maiores.

16 – NÃO USAR A CHAPINHA MUITO QUENTE

Essa vai para quem tem aquela chapinha mais profissional, com regulagem na temperatura. O certo é manter a ferramenta de 180 a 200 graus, dependendo do seu tipo de fio. Se a sua chapinha não possui esse recurso, pode desligá-la por alguns minutinhos se ela esquentar demais.

17 – DESLIZAR A CHAPINHA SEM PARAR EM CADA MECHA

Um erro muito comum entre as divas é passar a chapinha muitas vezes em uma mesma mecha. Pior: é ficar parando em cada centímetro para garantir o alisamento. O problema é que, desse jeito, os fios ficam mais ressecados e nem sempre mais lisos. O truque é pentear os cabelos antes de passar a chapinha e, em seguida, deslizá-la pela mecha. Se for preciso, pode repetir o processo, mas sem exagerar.

18 – JOGAR UM JATO DE AR FRIO NOS CABELOS

Certamente você já terminou de fazer a chapinha e os fios ficaram mais arrepiados no topo da cabeça. Em vez de ficar passando a mão nos cabelos para tentar ajeitar, a dica é pegar um secador e jogar um jato de ar frio nos cabelos. Isso ajuda a manter os fios mais alinhados e sem tanto frizz.

19 – USAR UM REPARADOR DE PONTAS APÓS A CHAPINHA

Depois do jato de ar frio, o silicone reparador de pontas também é perfeito para dar uma segurada no frizz. Para usá-lo é bem simples: você aplica algumas gotinhas do produto na palma da mão, esfrega uma na outra e, em seguida, passa delicadamente nos fios. Pode reaplicá-lo durante o dia, sempre que sentir necessidade;

20 – NÃO USAR A CHAPINHA EM EXCESSO

Para finalizar, é muito importante ressaltar que a chapinha é uma ferramenta prática para alisar os cabelos, mas ela não deve ser usada em excesso. Isso porque os fios podem ficar muito fragilizados e quebradiços com o calor do aparelho. Além disso, não se esqueça de cuidar bem das madeixas para que o seu liso fique perfeito, combinado?

 

You May Also Like

Como Usar Máscaras Matizadoras, Confira Dicas!

Dicas de como fazer uma Reconstrução Perfeita!

Penteados fáceis e rápidos para dias quentes.

Dicas simples para trazer mais definição aos cabelos cacheados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *